"A SANTIDADE nasce da FÉ, alimentada da EUCARISTIA e pela PALAVRA, Vivida na MISERICÓRDIA e na Alegria, produzindo frutos de PAZ e de FELICIDADE."

Católicos em Células

O que são Células?
O termo “célula” é sugestivo, pois a Igreja de Cristo, como nos diz São Paulo, é um “corpo” (cf ICor 12, 27) e sabemos que o corpo humano é composto por milhares de pequenas unidades que se juntam para formar o corpo. Essas unidades são chamadas células. Um bebê tem seu início em uma pequena célula no útero da sua mãe, então ela cresce e se multiplica em duas células. Essas duas se transformam em quatro, as quatro em oito e assim por diante.
Uma célula que cresce e se multiplica, transforma-se em um corpo humano, vivo, saudável e maravilhoso! Assim a Igreja de Cristo deve crescer, pois este foi o mandato de Jesus: “Ide, então fazei de todos os povos discípulos meus”. (Mt 28,19)
Células de Evangelização - São pequenos grupos, de no mínimo 3 pessoas e no máximo 12 pessoas, que crescem e multiplicam-se como células humanas.
Como as células crescem? 
Através da evangelização. Cada membro da célula, evangeliza uma ou mais pessoas de seu relacionamento cotidiano, trazendo-as para a célula, então se da o crescimento multiplicando-se ou através de implantação de novos núcleos celulares.
Multiplicação – Uma célula quando ultrapassa o número ideal de participantes (12 pessoas) multiplica-se em 2 ou 3 novas células. Os líderes auxiliares da célula (mãe) serão os líderes das novas células (filhas).
Implantação – Se a necessidade exigir, um líder já treinado dentro do sistema de células e participante de uma célula, começa sozinho ou com mais um membro uma nova célula. Desta forma uma célula com 12 pessoas, pode iniciar 12 novas células.
Tipos de células
Heterogênea: Composta de pessoas que possuem algo em comum como: parentesco, estado de vida comum, faixa-etária, profissão, lazer.
Homogênea: Composta de pessoas que possuem algo em comum faixa-etária, profissão, lazer.
Objetivos das células
1- Louvor (Liturgia) 
2- Evangelização (Kerigma) 
3- Comunhão fraterna (Koinonia) 
4- Discipulado (Katequese) 
5- Serviço (Diakonia)
Elementos da Reunião Celular 
As reuniões vivenciam os objetivos celulares em 5 passos (5 “E´s”); baseado em At 2,42-47
1° Passo – Encontro – (Acolhida) -> COMUNHÃO 
Objetivo: Integrar as pessoas, fazendo com que elas estejam à vontade na reunião não sentindo-se ameaçadas. 
Atividades: Perguntar e dinâmicas – pequeno lanche 
Duração: 10-15 min
2° Passo – Exaltação (Louvor) -> Louvor 
Objetivo: Interação entre nós e Deus, focalizamos nossa atenção na presença de Deus entre nós. 
Atividades: Cânticos, salmos, louvor espontâneo e silêncio. 
Duração: 15 min.
3° Passo – Edificação (Ensino) -> Discipulado 
Objetivo: Interação – Deus para nós através de sua Palavra, indo ao encontro das necessidades, edificando as pessoas, ajudando-as na vivência cristã. 
Atividades: Estudo da Bíblia, perguntas, respostas e partilha 
Duração: 40 min.
4° Passo – Evangelização (Missão) -> Evangelização 
Objetivo: Interação; Deus agindo por meio de nós (alcançando os afastados) encorajamento para a missão evangelizadora. 
Atividades: Planejamento de estratégias de evangelização, motivação por parte do líder para evangelizar, apresentação dos nomes dos que serão e estão sendo evangelizados para a oração. 
Duração: 15 min.
5° Passo – Entrega (oração) -> Serviço 
Objetivo: Interação entre Deus e nós. Através de súplicas e intercessão pelas necessidades da Obra de Deus e pelas necessidades pessoais. Aqui também se faz a partilha de bens materiais, quando for necessário. 
Atividades: Oração uns pelos outros, intercessão pelos que estão sendo evangelizados, compromisso com a oração pelas pessoas durante a semana, partilha material. 
Duração: 15 min.
Tempo de Reunião: 1 hora e meia.
Local da Reunião: Preferencialmente nas casas, porém se for necessário em qualquer lugar (escola, fábrica…)
Dia – Qualquer dia 
Horário – Qualquer horário
Vantagens das células 
1- Envolvimento pessoal 
2- As pessoas ficam mais unidas 
3- O pequeno grupo facilita a evangelização 
4- Integração das pessoas na Igreja através de amizades 
5- Acompanhamento pessoal (pastoreio) 
6- Revelação de dons espirituais e geração de novos líderes 
7- Ajuda mútua 
8- Ensino bíblico prático
Fundamentos Bíblicos das Células 
O Princípio de Jetro: Êxodo 18, 13-25 
Ministério de Jesus 
• Pequeno grupo de discípulos: 
Mt 13,36 
• Evangelização nas casas: 
Mt 8,14; Mc 2,3; Mt 8,14; Mc 5,38-42; Lc 7,36; Lc 10,38-42; Lc 19,10 
Igreja Primitiva 
• Reuniões Cristãs nos lares: At 2, 42-47; At 12-17; At 20,7-12.20; Rm 16, 3-5; I Cor 16, 3-5; Colossenses 4,15; Filemon 2.

CATÓLICOS EM CÉLULAS NO MUNDO 

EUA 

A primeira experiência católica com a visão de células data de 1982. O irlandês - Pe. Michael Eivers -, depois de muito orar e estudar, buscando uma direção de Deus para o seu ministério.
ITÁLIA 
Em 1988, inspirado na Paróquia de São Bonifácio, Pe. PiGi Perini, implantou a visão de células na Paróquia Santo Eustorgio, em Milão (ITA), tendo sido estimulado pelo Cardeal Martini (arcebispo na época).
VENEZUELA 
O Pe. Vincenzo Mancini Pozzati vem, desde 1991 – influenciado por Pe. PiGi –, desenvolvendo o sistema de células em seu país. Atualmente conta com mais de 2000 células, ligadas à Fundação Bom Samaritano, uma associação de fiéis cuja sede com sede em Caracas.
Já existem, no Brasil, dois ‘pólos’  em expansão do movimento de ‘católicos em células’ :
PARÓQUIA ESPÍRITO SANTO
A Paróquia Espírito Santo, da Diocese de São José dos Campos, iniciou primeiro esta experiência. Liderada pelo Pe. Luis Fernando Soares, desde 2004 esta comunidade vem provando grande crescimento e multiplicação, por ter assumido como propósito tornar cada casa da paróquia uma célula, extensão da comunidade e cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo. 
http://www.paroquiaespiritosanto.com.br/
COMUNIDADE FANUEL
A Comunidade Fanuel, da Diocese de Santo André, é uma associação privada de fiéis liderada pelo casal Sandro Fatobene Peres e Rosemeire S. F. Peres. 
Em 2006 fez a transição de uma comunidade com células para uma comunidade em células e desde então vem crescendo na compreensão do que é ser o corpo de Cristo, à semelhança das comunidades descritas no Novo testamento.
 

http://www.comunidadefanuel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Louvor em Porto Velho

Louvor em Porto Velho